WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

segunda-feira, 28 de maio de 2012

NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS


NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS
E muitas coisas passarão, mas nem todas ficarão para trás...
A Bíblia Sagrada é a Fonte viva, infalível, inerrante e inesgotável das revelações do Senhor Deus para o homem. Toda e cada expressão nela revelam detalhes suficientes para que através deles possamos alcançar o entendimento da nossa história, das coisas do mundo físico e dos limiares do espiritual, da majestosa e soberana vontade do Deus Criador e Onipotente.

Na Bíblia Sagrada há expressões que apenas falam do passado e existem outras que somente apontam para o futuro. Todavia uma das mais lindas, exclusivas e extraordinárias propriedades dela é a de possuir expressões que falando do passado, está mostrando ou instruindo o presente e ao mesmo tempo apontando para as coisas futuras. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Hb 4.12. E por ser assim, em si mesma é dinâmica e dinamiza a vida.

A nenhuma das expressões registradas no Sagrado Livro do Eterno Deus devemos considerar por somenos importante. Coisa alguma na Bíblia Sagrada é de somenos importância e nela coisa alguma é desprezível. Tudo na Bíblia Sagrada deve ser por nós apreciado, conhecido, meditado e respeitado. E todo e qualquer conselho do Deus da Bíblia Sagrada deve ser por nós prontamente recebido, com presteza observado, sublimemente amado e fervorosamente buscado e seguido.

E dentre as extraordinárias expressões na Bíblia Sagrada que apontam exclusiva e diretamente para o futuro, está a registrada na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 15.52: “Num abrir e fechar de olhos”. Algumas traduções para o mesmo sentido empregam também a “Num piscar de olhos”.

Esta expressão traduz com exatidão, propriedade e solidez a “ριπή όφθαλμου” (rhipe ophitalmo) do texto original grego. Esta expressão diz respeito a um movimento rápido dos olhos. No texto grego original, e como uma explicação ilustrativa a fim de que possamos alcançar a idéia prática de fração de tempo neste movimento, ela sucede à expressão “έν άτόμω” (en átomo) que quer dizer “num instante”, “num momento indivisível”.

Por si somente, o termo grego “ριπή” (rhipe) acima, fala de um movimento tão rápido como o do levantar relâmpago de uma chama, o do sopro rápido de um vento, o do lançamento ligeiro de um dardo.

Num momento, num abrir e fechar de olhos”. Esta pequena frase hoje nos faz enxergar o grande divisor de coisas que acontecerão unica e singularmente num amanhã. Este pequeno detalhe hoje nos deixa alcançar a idéia do grande e esperado acontecimento futuro. Esta pequena expressão está continuamente nos despertando para um grande alerta. Este pequeno aviso está chamando a nossa atenção para grandes exigências, mas também para enormes riscos.

Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer nos declarar um futuro de ressurreição para mortos e uma surpresa iminente e irretroativa para vivos. Quer também nos fazer atentos para modos e implicações. Quer nos dizer de uma forte e irresistível mudança instantânea de coisas. Quer nos falar de um novo e inigualável dia depois de toda uma velha e fatigante história de experiências, provações e esperança. Quer nos acender o íntimo para a resposta final e infalível de revestimento, incorruptibilidade e transformação. Mas também por outro lado quer nos dizer que muita coisa vai passar, mas também que nem todas ficarão esquecidas para trás.
Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão todas as nossas noites históricas de choros e todas as nossas manhãs declarativas de alegrias terrenas, mas também quer nos falar que não ficarão para trás e esquecidos a nobreza e o afinco expressos nos frutos por nós produzidos nos nossos tempos de vida e combates guardando a fé. Passarão todas as nossas tristezas assombrosas e todas as nossas dores e aflições angustiantes, mas também não ficarão para trás e esquecidos a firmeza e o esforço por nós mantidos nos nossos serviços e tarefas para o Senhor.

Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão todos os nossos infortúnios e sucessos, perdas e ganhos, discórdias e demandas, disputas e pelejas, prejuízos e lucros terrenos, mas também quer nos declarar que não ficarão para trás e esquecidos a recompensa e o penhor de tudo realizado por nós. Não ficarão para trás injustiças não reparadas e não serão esquecidos erros encobertos e não tratados.  

Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão todas as nossas oportunidades de acertos e todas as nossas chances de consertos, mas também não ficarão para trás todas as incidências atinentes a eles. Passarão todos os nossos interesses pelos bens e patrimônios e todos os nossos créditos e débitos, mas também não ficarão para trás e esquecidos a avaliação da nossa administração e das nossas probidade e lisura relativas a ligação do seu emprego em nossa missão terrena.
Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão todos os nossos privilégios, honrarias e todos os nossos direitos e deveres terrenos, mas também não ficarão para trás e esquecidos o que deles, por eles e com eles tratamos e realizamos em favor da obra de Deus.   

Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão todos os panos da soberba, todos os tecidos da arrogância e todas as texturas da hipocrisia, mas também não ficarão para trás e esquecidos os pesos e medidas para cada desmando cometido, para cada falsidade impetrada, para cada prevaricação arquitetada, para cada leviandade contumaz, para cada ganância consumada. Nenhum feito e seus objetivos visados, nenhuma posição e status conquistados e nenhum título e fama adquiridos ficarão para trás, isentos e alheios às considerações e julgamento do Eterno.   

Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão todas as mentalidades mesquinhas e medíocres. Mas também quer nos falar que não ficarão para trás e esquecidas as agruras e as lágrimas que promoveram e os entraves e deméritos que motivaram.

Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão grandes e pequenos, senhores e servos, ilustres e reles, ricos e pobres, líderes e liderados, maridos e esposas, ativos e inertes, construções e esboços, pais e filhos, parentes e parentelas, mas também quer nos falar que nem todos ficarão para trás e esquecidos, que nem todos serão deixados no moinho e nem todos permanecerão deitados juntos aos seus afins de mesmo leito.  
Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente passarão ajuntamentos e uniões, cessarão ausências, romperão contratos, ofuscarão brindes, tornarão brilhos insignificantes, cairão desvalores de sobre o que o mantinha. Mas também quer nos falar que nem toda unanimidade, nem toda cumplicidade, nem todo acordo, ficarão para trás e esquecidos. Quer nos falar que por um lado enquanto haverá o júbilo de uniões, por outro incidirá profunda tristeza de separações.

Num momento, num abrir e fechar de olhos” quer também nos dizer que num de repente, brilhos serão apagados, perspectivas se esvairão, orgulhos serão abatidos, paixões se esfriarão, significâncias serão desprezadas, paladares perderão a ânsia aos sabores, satisfações perderão a graça, pleitos perderão o sentido e tronos perderão o ímpeto do poder. Mas também quer nos falar que não ficarão para trás e esquecidos a visão clara do novo fulgor, a percepção ilimitada da nova dimensão, a realidade do novo e perene sentimento legitimamente verdadeiro de adoração e a demonstração do novo e sincero louvor de gratidão.

A expressão “Num momento, num abrir e fechar de olhos” está diariamente batendo em nossas portas, acompanhando os nossos negócios, observando os nossos empreendimentos, contemplando os nossos relacionamentos, olhando para as nossas atividades, falando ao nosso coração de várias maneiras e através de diversas e diferentes vozes. Com gritos ou silenciosamente, ela está nos alertando, e com rogos ou solicitamente, ela está nos aconselhando.
Que nenhum de nós embruteça o coração, ou subestime a Palavra de Deus. Que nenhum de nós se faça insensível para com os pontos escatológicos e proféticos conseqüentes da expressão “Num momento, num abrir e fechar de olhos”. Que de toda a boa consciência, de toda a deliberada vontade e de todo o coração voluntário jamais venhamos cair na obscuridade das ilusões terrenas ou permitir que nossos entendimentos se tornem cegos a ponto de nos achar em falsos direitos conflitantes com a Palavra de Deus.

Lembremos a todo instante que virá um momento indivisível no qual semelhante ao movimento rápido do piscar de olhos tudo ganhará um outro panorama e muitas coisas ficarão para trás. E não podemos pensar em possibilidade de remédios e remediações supostos ou sugeridos para aquele momento escatológico. Cuidemos de nós mesmos ainda nesse instante para que sejamos achados dignos quando chegar aquele “Num momento, num abrir e fechar de olhos”, escrito em 1Co 15.52.
PbGS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos