WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A ILUSÃO DA SOBERBA

O VIRUS DA SOBERBA
Uma virose que ilude corações e destroça vidas
Na Bíblia Sagrada escrito está que a soberba precede a ruína e o espírito altivo vem antes da queda. Na Bíblia Sagrada está a palavra “soberba” que traduz a dos textos originais, a saber: “huperephanos”, cujo sentido bíblico é “mostrar-se a si mesmo acima dos outros”, “querer aparecer ou se manifestar muito acima dos demais”. Soberba possui estreita ligação com o desdenho, a arrogância, a altivez, o orgulho (não gabardia). Nunca devemos confundir a soberba e o orgulho com a gabardia. A soberba estraga e desafora e avilta a gabardia. Toda soberba é um mal sinal indicador da presença de excessos, imoderação, inchação.

A soberba é uma ferramenta terrível que se reveste de cores variadas e se lança de modos diferentes. A soberba chega a vestir roupas da falsa humildade para se passar como se na verdade humildade fosse. Ela tem a força de se ocultar por trás de nomes, rótulos, empreendimentos, projetos, planos, gestos e falas. A soberba é como um prato que somente aparece do meio da festa para frente. A soberba sempre lampeja indicativos para dar mostras que o final da festa está chegando.

A soberba é um dos fatores com os quais pessoas têm se complicado ao longo da história humana. Gentes de todas as camadas sociais já passaram por algum inchaço da soberba. Felizes são as que saem dela sem arranhões e sem haverem sido sequeladas por ela. A soberba atrai o ódio e se assemelha a um animal perigoso cuja mordida provoca feridas profundas. Nunca se confunda entre soberba e autoridade, e entre arrogância e ímpeto. São fatores diferentes, todavia um pode abrigar o outro ou serem interpretados tortuosamente.

A soberba é um dos elementos que por vezes se coloca como causa, mas também assume posição de efeito. Fama, prestígio e poder são três elementos com os quais nem todo homem sabe lidar e equacionar os vieses de cada um deles. A soberba tem derrubado não poucas pessoas. Reis e monarcas foram sentenciados por ela, e em função da mesma tiveram perdas sobre perdas. A soberba entrou no  anjo Lúcifer. Deixou um exemplo que o tornou em Satanás. Por causa da soberba, aquele que brilhava tornou-se trevas. Aquele que somava tornou-se um divisor. Aquele que convivia em harmonia tornou-se um inimigo em si mesmo. Um exemplo resultante da soberba a ser visto por todos os mortais.

Apesar de todos os exemplos e fatos, a síndrome de Lúcifer, continua encontrando guarida em não poucos corações. Os anos se passam, e aqui e ali e acolá vezes por outras surgem pobres corações contaminados pelo vírus da soberba. A soberba tem descarrilado não poucas vidas. Já destruiu elos da comunhão. Por causa de soberbas,  profetas, escribas, apóstolos e discípulos já foram feitos vítimas delas. Hoje continua vitimando pessoas do altar. Pregadores e cantores que um dia já foram servos, hoje vitimados pelo vírus da soberba se tornaram senhores opulentos pelos inchaços dela.  

A humildade e a predisposição para ela existe. E nunca terminemos de acreditar na existência da humildade, mesmo quando a falsa regra tenta ditar que a soberba faz parte da normalidade e nunca cai de moda. Nenhum espetáculo da soberba se sustém de pé e tampouco vai muito longe, posto que cedo ou aparentemente tarde a própria soberba corroerá o fio do equilíbrio ou desarticulará os mosquetões do picadeiro dela mesma. Sem que se perceba, silenciosa e progressivamente a soberba abate e faz o soberbo despencar do espetáculo.

A soberba manifesta numa vida jovem é bem mais fácil de ser perdoada e corrigida do que quando se instala num  coração maduro. Aquela porque poucas quedas tiveram que a entalhasse cortes e esta porque pelo tempo de experiências e vivências já deveria ser mestra em fugir dela por conhecer as dores de seus cortes. A soberba trai a pessoa do soberbo pela sua própria altivez e o prende em malhas da rede de demagogias. Quase sempre os soberbos são amantes da falsa coragem e da demagogia.

Os males do ufanismo e do gigantismo da soberba têm causado desperdícios e prejuízos em tribunas e púlpitos. Assim como feito danos em não poucos corações entre públicos. E quando a ignorância menospreza conselhos sábios e despreza as linhas bíblicas, mais as cópias da soberba se reproduzem nutrindo a mediocridade. Todo soberbo possui coração litigioso e espírito contendor. Da queda da soberba, dificilmente o soberbo sai ileso do poço dela e mais difícil ainda se levanta sozinho do fosso de vergonha que o abrigou nela.

A Bíblia Sagrada ainda está dizendo e aconselhando, instruindo e orientando, batendo e enfatizando, a que nenhum homem seja soberbo. Todo soberbo enquanto no seu auge cria e abre caminhos desaforados enquanto com isto fecha portas da compaixão e cerra portões para a misericórdia. Quem nunca enxerga os perigos da soberba é o próprio soberbo enquanto exaltado pela altivez dela.

Soberbos se contentam com escudos de cobre e desmerecem o alto valor e significado de escudos de ouro. Para o soberbo, tanto faz o brilho de um como o reluzir do outro. Para o soberbo, a diferença das coisas está apenas no campo seletivo interesseiro dele. O soberbo apenas visa tronos, status e posição, e as demais coisas somente se essas convergirem para o seu campo de interesse pessoal que contente e satisfaça a si. Ao soberbo o que mais importa é que haja brilho imediato diante de si.

Alguns antes de se tornarem soberbos começam nas profundezas da lama. Outros começam sobre tamancos alheios. E do meio para o fim sempre ambos buscam estar nos píncaros da altivez arrogante e sempre desconhecem aqueles que lhes emprestaram tamancos enquanto nos seus dias calçados com sandálias da falsa humildade e das aparências. A soberba despreza o sacerdócio alheio, denigre e avilta a legitimidade de quem na simplicidade, no suor e em lagrimas abriram caminhos antes dos que vêm depois.

Que nenhum de nós venha desprezar o vinho da simplicidade e se embriagar com o mosto da soberba. Que nenhum de nós venha abandonar o azeite perfumado da humildade e se lambuzar com a graxa fétida da soberba. A soberba que derribou o anjo Lúcifer até hoje continua enlameando e fazendo gentes despencar. Uma sugestão amiga: Fuja da soberba enquanto ela esteja apenas rondando a varanda do seu orgulho e a sala da sua gabardia. Ainda prevalece e deve predominar a simplicidade e a prudência ensinadas pelo Mestre da Galiléia.
EvGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos